sexta-feira, 26 de julho de 2013

BENFICA INAUGUROU O MUSEU COSME DAMIÃO


O Sport Lisboa e Benfica inaugurou neste dia 26 de Julho de 2013 o Museu Cosme Damião, moderno e interactivo espaço cultural que permite viajar pela história do Clube, do País e do Mundo ao longo dos 109 anos desde a fundação do SLB, em 1904.
O Museu está localizado no Estádio da Luz, a construção custou 3 milhões de euros, tem o nome do mais ilustre dos 24 fundadores e ocupa três pisos divididos por 29 áreas temáticas.
Entre as glórias do Glorioso sobressaem as duas Taças dos Campeões Europeus, conquistadas no início da década de 60, a Taça Latina, de 1950, e os troféus Ramón Carranza, conquistados em 1964 e 1972, bem como os 32 troféus de outros tantos campeonatos nacionais de futebol e 24 Taças de Portugal. Mas o Museu do Benfica não esquece o carácter eclético do Clube e as modalidades também lá estão com os seus troféus e heróis.
Uma moderna interatividade, através de painéis e ecrãs táteis, permitem aos visitantes consultarem toda a informação inerente às conquistas, bem como aos atletas do Clube, entre os quais os 1.064 futebolistas portugueses e estrangeiros que envergaram a camisola do Glorioso no futebol profissional. O visitante é convidado a escolher aquele que considera ser o melhor "onze" de sempre do Benfica.
A visita termina com a possibilidade de rever a História do Benfica em 1.000 segundos e um teste ao visitante das suas capacidades futebolísticas, enfrentando um guarda-redes virtual, na marcação de uma grande penalidade.
O Museu Cosme Damião foi inaugurado pelos presidentes da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e do Benfica, Luís Filipe Vieira.
Veja as notícias da inauguração no site oficial do Benfica